quarta-feira, 22 de abril de 2009

Top 10 Melhores Artefatos do Legacy

E ai pessoal tudo certo? Magic Top 10 esta de volta trazendo o top 10 de um dos tipos de cards mais usados do eternal em geral: os Artefatos. Eu posso dizer com uma certa tranqüilidade o seguinte: seu deck é Legacy? Sim? Então ele vai usar artefatos. Nem se for no sideboard. E muito provavelmente um desses aqui embaixo. Vale lembrar que, estamos desconsiderando criaturas-artefato.

Vamos ao nosso top 10!


10- Umezawa's Jitte


Pra abrir o top 10 nada melhor do que o melhor equipamento do Magic. Da pra se afirmar que certos decks de criaturas/fishes existem somente por causa dela. A carta faz tudo, ganha vida, limpa bichinhos e dá um pump gigantesco. Se você conseguir causar dano pela primeira vez, qualquer bicho se torna uma arma (ou armadura) letal. Jitte só não pega uma posição melhor porque decks de bicho andam meio inexpressivos no formato. Mas se não existisse isso ai nem jogar eles iam. 10º lugar pra Jitte!

9- Crucible of Worlds

Essa carta trouxe um alvoroço enorme quando foi vista/analisada pela primeira vez por experts em eternal, em especial do vintage. O texto dela já remete imediatamente a terrenos que são sacrificados, em especial Strip Mine. Pior ainda, em conjunto com Fastbond faz uma das engines de destruição de base de mana mais absurdas. Por sorte nenhuma dessas joga nosso querido Legacy, mas isso não torna Crucible pior. Ainda temos Wasteland, e num ambiente em que 90% dos lands são não básicos, e entrar em Wastelock o obriga a recolher as cartas. Por sua sinergia com fetchlands e Flagstones of Tokair, além de tornar suas Mishras Factorys imortais, Crucible tem aqui nosso 9º lugar.

8- Trinisphere

Pra abrir o top 8, a mãe dos mana locks do Legacy que faz feliz tantos decks que controlam a base de mana. O formato se baseia em mágicas de custo 3 ou menos (muitas vezes são jogadas sem pagar mana por custos alternativos) e a Trinisphere joga tudo isso pra curva 3 de qualquer jeito, quase sempre inutilizando custos alternativos e impedindo de jogar mágicas antes dos 3 manas na mesa. Além de, é claro, dificultador máximo de combos, em especial aqueles que jogam uma pilha de mágicas num turno. Top 8 pra nossa odiosa Trinisphere.

7- Tormods Crypt

Deck com grave é bom, certo? Sua solução ao alcance. Sem pagar nada você se livra de TODOS seus problemas de uma vez. Adeus Loans, Ichorids, Nethers, criaturas odiosas que voltam, diminua Mongooses e atrase Tombstalkers alheios. Ate usar pra diminuir Rite of Flame pra atrasar o Belcher dá. Tormods é simplesmente must-have em qualquer sideboard do Legacy. O fato de poder ser usado em qualquer deck o torna a melhor solução contra grave de todo o formato, mesmo após o lançamento de Relic of Progenitus (que tem o horrível custo 1, muito vulnerável a cálices). Por sua portabilidade e usabilidade ela é uma das primeiras cartas que você vai pensar em por no seu side com certeza. 7º lugar pro Tormods.

6- Lion’s Eye Diamond

Agora aqui a carta que proporciona uma aceleração ridícula pros combos do formato. Mesmo depois de exaustivas mudanças de texto e de não ser mais o absurdo de antes (jogo um Replenish, sacrifico LED pra pagar o custo, descarto encantamentos chutadores de bunda e você esta morto sem nem ter tempo de respirar)a carta é a peça chave de N decks existentes, chegando ate a encontrar sua utilidade justamente na sua desvantagem. Não somente sendo útil para acionar o belcher e ganhar, podemos utilizar o descarte da mão para jogar dredges pro grave e chegar no hellbent. Tudo tendo mana pra utilizar as coisas em seguida. Por ser a maquina criadora de combos, 6º lugar pro LED.


5- Engineered Explosives

Disco de Nevinyrral é lentíssimo pro formato. Barril de Pólvora nem tanto, mas demorava pra colocar marcadores, e só destruía criaturas e artefatos . Mesmo assim via jogo. Destruição em massa artefato sempre chama atenção. O fato de Engineered Explosives ter uma habilidade tão meia boca quanto SunBurst fez com que o poder disso ai fosse ofuscado inicialmente. Mas os fatos são: 1º temos tantos decks de 3 cores atualmente e 2º tão pouca permanente que custa mais que isso. Os explosivos se mostraram algo parecido com “escolha um custo e ferre tudo”. Simplesmente é o modo mais fácil de um deck de controle parar as criaturas poderosas do Legacy (que geralmente custa 1 ou 2 ) todas de uma vez. Além de eliminar todos os tokens, cálices e mox pagando uma bagatela, poder ser pego com Mago das Quinquilharias, não tomar dano ao ser revelado pro Bob, e poder fazer um “lock” de mesa em conjunto com Ruínas da Academia (que estão muito populares no ambiente). Simplesmente soluciona seus problemas de mesa, por isso então seu 5º lugar.


Top 4 – Muambas Mortíferas das profundezas


4- Aeter Vial


Olha só, uma incomum no top 4. Mas essa daqui é especial. Nem precisa explicar muita coisa, só que isso daí foi banido em todos os formatos que passou com exceção do Legacy. O fato de custar apenas 1, acelerar estrondosamente seu fluxo de criaturas, descendo elas de surpresa, sem se preocupar com cor de mana, e esquivando de counters já torna a carta uma das mais poderosas do Legacy. Os decks de controle do formato têm praticamente a obrigação de anular isso daí. Se entrar, e você não destruir (antes que ele tenha os malditos 2 marcadores pra descer as criaturas que vão te ferrar), posso afirmar que 90% das partidas você perdeu. Por ser praticamente uma obrigação dos beatdowns do formato, 4º lugar pro nosso frasco.

3- Mox Diamond


O acelerador supremo do Legacy. Simplesmente a carta é uma maquina e sempre foi. Sempre custou caro e sempre foi difícil achar. Hoje ela é ainda melhor, pois o “mana-mox” praticamente define metade do formato, que lidam com permanentes de 2 manas. O fato é que se pode fazer tudo um turno antes e ter mana da cor que você precisa por um drawback tão pequeno (e que alguns decks tiram proveito disso e o terreno descartado sempre volta). Mox até já foi restrita no Vintage, mas a escassez de terrenos no formato não deixa ela jogar tanto quanto no Legacy. O artefato mais caro do Legacy sobe no nosso pódio no 3º lugar.

2- Sensei’s Divining Top


O popular PIÃO hoje trabalha melhor do que nunca. Além de participar do combo maligno do momento junto com Counterbalance, ele já tem suas habilidades conhecidas por trazer pro topo o que você precisa e depois se livrar do que não presta estourando uma fetch land. Fora também que possui grande sinergia com nosso amigo Bob. Não só pelos seus combos, ele por si só já é uma ótima carta, geralmente é a primeira coisa que entra em slots vazios em qualquer deck, pois permite que seus turnos sejam otimizados buscando o que você precisa no seu topo. Toda essa otimização (e atraso de partidas xD) fez com que ele fosse banido no atual Extended. Há quem diga que ele deve ser banido no Legacy, porque aqui ele vê jogo (e muito). Vice pro Pião!

1- Chalice of the Void


Claro que não poderia ser outro [2]. O grande Artifact of Doom (apelido da wizards antes da carta ser lançada) que define o formato hoje. No Vintage descer ela de 0 você já elimina metade do deck alheio e as acelerações já eram. No Legacy no entanto, graças a ela os decks não-azuis jogam de igual pra igual contra os decks de FoW e amiguinhos. O combo Mana-Mox-Cálice no turno 1 chega a ser ignorante, inutilizando todas aquelas cartas de 1 mana apelonas existentes no Legacy. O fato de limitar o jogo a usar somente mágicas de 2 manas pra frente gera um atraso no clock de jogo que poucos decks conseguem lidar, e quando se livrarem do cálice provavelmente já vai ser tarde demais pra se esboçar alguma virada de jogo. A carta é tão potente que quase metade dos decks tier são baseados nela (a outra metade é baseada em FoW xD). Fora também que o Cálice vê muito side por ai, principalmente em decks de grave, descendo ele por 0 mana você já previne tomar aquele Thormods recolhedor de cartas, ou também faz com que aquele deck de combo jamais consiga encaixar sequer um Ritual. Com certeza, o melhor artefato do Legacy. Nossa muamba campeã Chalice of the Void....

10 comentários:

  1. Como comecei um pouco tarde no magic, só apartir de campeão de kamigawa, algumas dessas cartas eu conheço e outras não, mais as que eu conheço com PIÃO, FRASCO DO ETER, JITTE, são muito boas, é joga em uma boa parte dos decks de hoje em dia.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, esse top 10 nao tem muito o q acrescentar XD soh Black Lotus HUAHUAHAHUAHUHAUHUAHUAHUAHUAHUAHUA

    ResponderExcluir
  3. TEnho a mesma opnião do will!! muito bom esse top 10 de artefato!

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do top 10 de artefatos, certeza que o cálice ia ser o primeiro hehehe, sem chance x)
    Só acho que os explosivos mereciam uma classificação melhor =p

    ResponderExcluir
  5. axo que agulha medular é uma boa carta para o top10,porem as que estão listadas não poderiam fikar de fora..

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a agulha. Mas, por outro lado... Todas não podiam ficar de fora!

    Agora, viram um detalhe: Trinket Mage puxa todo o Top 7!

    ResponderExcluir
  7. Sim couto... a agulha ficou de fora p q anda meio inexpressiva no momento. E ela SOH joga por causa do Trinket Mage. Eh isso ai Couto, agora o pessoal entende p q o maguinho eh mamakina!

    ResponderExcluir
  8. Frasco do Eter é tão poderoso que quando eu virei o meu uma vez sem carta na mão mesmo assim o Wilson deu Stifle

    ResponderExcluir
  9. Jogo Magic a mais de 10 anos e esse top,faltou a pinça craniana,black lottus,chapeamento craniano,etc!!!
    Muito bom

    ResponderExcluir
  10. e o Boneco Empalhado um otimo card naum da pra ficar sem ele...

    ResponderExcluir