domingo, 26 de abril de 2009

Top 10 Melhores Encantamentos do Legacy

Diferente dos Artefatos, os encantamentos não são muito expressivos em Legacy. Talvez pelo fato de usar manas de cores especificas que limita o uso de acelerações. A maioria das vezes eles são poderosos quando tem efeitos específicos demais, o que os torna difíceis de encará-los num main-deck. Mas pra um sideboard, todos os decks têm os seus, porque nada lida tão bem com certos matchs e situações inusitadas quanto eles. Mas por muitas vezes você vai ver alguém baixando um encantamento e o cara recolhendo as cartas, porque a chance de se lidar com eles são mínimas e limitadas apenas a 2 cores e meia (bota o azul de meia... pelo fato de não necessariamente destrui-los). Mas não se engane: existem sim os enchants chutadores de bundas. Vamos agora a nosso Top 10

10- Oblivion Ring


Encantamento novato, já anda aparecendo em um milhão de listas. É simplesmente fantástico, tira o que precisar da frente e tem mana fácil de pagar. Surpreende-me o fato da Wizards não ter lançado nada parecido antes, porque a carta é a cara do branco: remove de jogo, encantamento, comum, barato. Tem a desvantagem da coisa voltar mas de qualquer jeito o oponente vai ter que gastar algo pra descer isso aí. Abrindo o Top 10 nosso sempre lembrado Anel do Esquecimento (LOL como eu sou engraçado xD)

9- Ghostly Prison / Propaganda


Vou mencionar honradamente Propaganda, pois ela joga horrores contra decks que forram a mesa de bichos (em especial goblins) e é de uma cor muito frágil contra aggro e contra storm da Empty the Warrens. Ghostly Prison mostra a vantagem de segurar aggros em conjunto com a eliminação do splash pra U que antes os decks Stax baseds tinham. Tambem a grande sacada da Ghostly é que ela pode ser colocada em side de decks de manipulação de base de mana (Dead Guy e variantes). Até segurar terrenos batedores ela faz dignamente. E num formato onde basicamente se tem 3 terrenos na mesa, sem duvida dois encantamentos que sempre vão jogar. 9º lugar pra Ghostly / Propaganda.

8- Humility


Isso aí joga em tudo quanto é rogue que você pensar. Além de fazer nosso UW Landstill tão feliz quanto é hoje. Criaturas estão cada vez mais populares, parrudas, e difíceis de se tirar da mesa. Mas quem que disse que precisa tirar? Transforme aquele Tarmogoyf lindo de 50 reais em uma inútil 1/1 e bloqueie na sua fichinha de soldado. Faça um Bob virar um Muck Rats. As Arraias não vão destruir isso aí, nem o Fractius Harmônico, nem Mangara, nem nada que tenha criatura no nome. Já deu pra entender o motivo: baixar isso aí contra qualquer deck que esboce o uso de criaturas provavelmente o trincou, né? Top 8 pra nossa Humildade.

7- Back to Basics


Sempre esboçou jogar em algum lugar. Que tal um ambiente onde 90% dos Lands são Non-Basic? Alguém inventou de colocar isso daí em todos os decks mono-U do formato e pode se dizer que eles já jogam competitivamente. Todos os to-beat do formato precisam do acesso a segunda ou terceira mana e tentam fazer isso o mais rápido possível. Se o Basics entrar, muito provavelmente perdeu. Como a maioria dos decks de 3 cores jogam com no máximo 3 lands básicos no main-deck, mesmo usando as fetchs pra pega-los no começo fica difícil. 7° lugar pra ele!


6- Engineered Plague


Muito comumente usado em Sideboards contra o horrível match contra Goblins. Mas a carta não se resume somente a isso. Não adianta, todo campeonato que você for vai estar forrado de molequinhos com Elfos, Goblins, Zumbis, Fadas, Kithkins, Fractius, Magos, etc. O pior de tudo: você VAI perder pra eles se não souber administrar a partida. Um erro comum talvez achar que matchs contra tribais são fáceis. Se ele montar a mesa mais rápido que suas FoW podem parar e suas Plowshares podem matar, já era, você perdeu. O Legacy permitiu que decks tribais fossem equipados com todo tipo de parafernalha possível pra ferrá-lo (como o maldito Frasco do Éter que permite driblar cálices e counters). Experimente botar isso no side e veja se você vai usar somente contra goblins. Pelo menos pra enfraquecer o rush inicial de Fractius e Kithkins garanto que ela servirá. Um dos sides mais populares do Legacy: 6º lugar pra Praga.

5- Leyline of the Void


Pra quem viu o comentário da Tormods no ultimo top 10 (e reparou a importância do grave no Legacy) saiba que aquilo vale pra Leyline também. Mas não se engane, são muito diferentes ao mesmo tempo e devem ser usadas em situações diferentes. Se seu deck usa preto, Leyline é ligeiramente melhor. Sair com Leyline na mão faz com que você possa executar um Duress no turno 1 e nunca mais ver o que você rancar. Além de fazer o oponente jogar (e remover) o mínimo de mágicas possíveis ate ter como tirar isso da mesa. Enquanto isso você age livremente, pois não pagou um tostão por isso aí. Além de que, Cálice não pega, nem FoW, nem nada. Ta na mão, ta na mesa. Talvez a única parte que ele deixa a desejar em relação a Tormods é que você vai precisar gastar 4 slots do seu side com ela(o que não muda muita coisa). Esse encantamento é a grande sensação dos sideboards por aí, pois salva sua pele mesmo. Já até vi listas de decks que não tem preto e poe Serum Powder pra ter certeza que vai vir. Sua popularidade e força no ambiente atual da a ela o 5º lugar.


Top 4 – Macumbas destruidoras de lares



4- Survival of the Fitness


Mais uma que jogou em todos os ambientes que passou, no Legacy ela criou uma linhagem de decks Survivor baseds que geralmente usam cartas com efeito em cemitério (Ira, Gênese) e Squee voltando pra mão e permitindo que seu tutor de criaturas seja eterno. Os decks são divertidíssimos, e aparecem muitas vezes algumas listas por aí. Existem ate listas que usam o abandonado Goblin Welder reanimando bichões (com haste ele fica bem melhor pro formato, né?). Enfim, o enchant é roubado mesmo, o fato de trocar qualquer bicho na sua mão pagando somente 1 mana e pegar qualquer outro do grimorio o torna o segundo melhor encantamento verde de todo o Magic (só perdendo pro Oath, que ironicamente é da mesmo edição). Por todas as possibilidades de jogo e todos os decks que jogam em volta dela, o Top 4 tem Survival.

3- Standstill


Essa aqui é um dos poucos encantamentos do formato com slot garantido sempre. Simplesmente o Landstill só existe (e tem esse nome) por causa dela. Quem disse que alguém precisa fazer mágicas? Enquanto não faz, te esmurro com meus terrenos. Se fizer, eu vou comprar 3 cartas vai vir um counter e eu vou anular. É 2 manas pra dar 3 draw sempre. E não só nisso, a Pausa joga em Fishes também, embelezando a mesa com criaturas chatas e obrigando o cara a jogar mágicas pra se livrar dela. E dar 3 draws pra um deck de controle e vocês sabem o que isso significa. Muito bom, muito roubado, sobe em nosso pódio no 3º lugar.

2- Counterbalance


A grande sensação do momento. Graças ao Tampo, e aos custos das mágicas serem tão parecidos, decks com Counterbalance viraram os to-beat do ambiente atual. Se as duas entrarem em jogo, o cara para. Se por desleixo alguma entrar tem os counters da mão. Simples assim. Mágicas de custo 1 praticamente são abolidas visto que você pode mandar o tampo pro topo a qualquer hora. Brainstorm ficou ainda melhor com isso ai. Lançado no turno 2 você ainda pode ter a sorte de revelar exatamente o custo do que seu oponente fizer. Gabriel Nassif (atual campeão do GP) usava um deck desses e revelou cartas com custo igual na sorte varias vezes e teve sua pele salva. Talvez só não seja o melhor enchant do Legacy por ser muito arriscado sozinho (e olha que mesmo assim é destruidor). Nosso destruidor de lar ( e de estratégias alheias) vice Counterbalance.


1- Pernicious Deed


Claro que não podia ser outro [3]. Pernicious é o encantamento que é a cara do Legacy. O seu poder (e vocação para o formato) é espetacular, da pra se dizer que Pernicious trouxe uma facilidade imensa pra limpar a mesa. Mesmo se não tivesse o “or less” no texto ele já veria jogo. Por esse motivo é uma das cartas mais usadas no formato, vindo ate a caber em alguns sideboards. Alguns decks só são viáveis (e alguns ate criam splashs) porque usam isso. Sempre jogou e sempre jogará. Não importa o match, essa maldita sempre será útil, seja pra tirar Crucibles, Goblins, Crusher, Mangooses, Survivors, até Mishra Factorys. Resetar a mesa nunca foi tão divertido. Agradeça a Pernicious, o melhor encantamento do Legacy.

7 comentários:

  1. Muito bom, foda q sempre vai fica alguma coisa boa de fora do top 10

    ResponderExcluir
  2. Pernicious Deed é uma carta que acaba com os sonhos de vitoria de qualquer um hahaah com certeza Merece TOP1

    ResponderExcluir
  3. O melhor encantamento é Capim Elefante, muito Overpower!
    Vida longa ao Enchantress!! hehe

    ResponderExcluir
  4. boa noite, eu gostaria de saber algum artefato que busca encantamento do grimorio. obg.

    ResponderExcluir
  5. boa noite, eu gostaria de saber algum artefato que busca encantamento do grimorio. obg.

    ResponderExcluir
  6. Ai galera, alguma carta branca que destrói encantamento...

    Além de Rasgar e Desencantar?

    abraçoss

    ResponderExcluir