quinta-feira, 16 de abril de 2009

Top 10 Melhores Criaturas do Legacy

E ai pessoal beleza? pra abrir o Magic Top 10! espero que gostem, e comentem por favor, todos as criticas e sugestões são bem vindas!

Aqui esta o top 10 das criaturas do Legacy. Eu poderia fazer um top 10 pras criaturas do Magic em geral, mas o magic foi cheio de criaturas que quebraram o metagame quando apareceram, e isso sera discutido em OUTRO top 10. As criaturas que jogam no vintage nem sempre são as mesmas do legacy e isso nao as torna menos poderosas. Aqui descutiremos apenas legacy no geral, considerando seu poder e como elas aparecem quebrando tudo nos decks tier por ai...

Vamos ao nosso top 10!


10- Exalted Angel
Investida chegou e trouxe com ela o finisher branco. O anjo é bruto. Alem do maravilhoso desenho ele permite que varios decks mono W do ambiente (WW, Stax, etc) tenham seu batedor definitivo. O morph torna ele muito facil de baixar, voce nao precisa ter mais de 4 manas na mesa pra poder ter um 4/5 voar que nao morre tao facil, e tem vinculo. Um kill condition muito respeitável. Pra abrir nosso top 10

9 - Mogg Fanatic


Este merece ser analisado com cuidado. Será que ele merece um top 10? Sim, merece. Ainda mais porque o mogg é muito mais que um goblin. Ele é um dano direto que pode ter 1000 utilidades. Imagine só: bloqueia, dano na stack, mata seu bicho e 1 na sua cara. De quebra sua jitte nem marcadores ganha. Simplesmente o bicho se encaixa em quase tudo que se diz beatdown e use vermelho como o proprio Gobbos, Slights e Zoo's. Alem de ser maravilhoso tambem nos Burns, e rogues da vida. Seu fator financeiro e a popularidade dos decks que usam talvez sejam outra grande vantagem. Se ninguem para antes parou pra ver o valor desse bicho aqui ele tem top 10.

8- Nimble Mongoose


Esse bicho é aquele que possibilita 1 trilhao de trasholds do ambiente. Por um G temos um 1/1 shroud, o que não é nada ruim,pois elenao toma todas aquelas remoções absurdas, e quando chegar no limiar vira uma 3/3 sem desvatagem NENHUMA, que nao vai sair da mesa tao cedo. Com certeza, é o melhor batedor de custo G do magic, e pela expressão do deck no formato aqui ele ganha top 8.

7-Magus of the Moon

Olhem pra esse bicho e sintam que por causa dele seus decks passaram a usar alguns lands basicos. Não só fazendo o que ele faz (o que ja é bom), ainda possui um P/T pra te esmurrar. Com isso ai foi possivel criaçao de decks Moon-Baseds que vivem aterrorizando os tier 1 do momento. Em outras palavras,existem decks que se voce não pegou o land basico com a fetch nos primeiros turnos e isso ai cair na mesa voce perdeu. Juro que fiquei supreso com Nassif ter chegado a final do GP Legacy com ambiente infestado desses decks e somente 2 ilhas (que nao iriam fazer muita coisa...) no main.

6- Trinket Mage

Uma carta de 50 centavos no top 8? Sim. Legacy é a maior caixa de surpresas do Magic e essas supresas quase sepre vem em formato de quinquilharias.O bicho aparece em N³ decks de controle atuais pela sua capacidade de trazer o que voce precisa pra salvar sua pele na sua mao. Traz Calice do vacuo, Mox, Tormods Crypt, Explosivos Fabricados, Agulha Medular alem de, é claro, se quiser ganhar o jogo ele traz tbm nosso amigo 12/12 chutador de bundas. Alem de é claro, ate ser um blocker decente pelo seu custo. Uma maquina o maguinho que merece sem duvida o lugar no Top 10.

5- Terravore

O popular BOI. Antes os decks terravore baseds se limitavam apenas a executar aquele armageddon no late game e bater com esse bichao ai. O que já não era ruim, mas Ravnica apareceu e trouxe com ela o poderoso Life From The Loam, que alem de trazer os lands pra sua mao ainda ajuda a colocar mais la atraves de sua escavação. Isso gerou o poderoso Aggro Loam, mas nem é tanto por causa deles que o bicho está aqui no top .O fato de que por 3 manas voce pode fazer um bicho 7/7 trample (lembre-se, todos os decks legacy mandam lands pro grave, sejam fetchs, traitors, flagstones, ou seus mesmos pelos sinkholes inimigos xD) e o custo beneficio dele é muito avançado pra enfrentar decks que nao lidam com grave, alem de ,é claro, ter uma otima evasão.




TOP 4 - OS CHUTADORES DE BUNDAS


4- Tombstalker

Bicho 5/5 que voa, preto e custa um monte de mana não joga no Legacy. Ninguem vai queimar 3 rituais e gerar 7 manas pra descer um bicho que vai tomar disruption e morrer. Mas se este custar BB pra baixar? Isto que o Demonhao ai em cima te proporciona. Alem de ter um dos PT(impresso, 5/5) mais respeitaveisdo legacy, voce pode esquadrinhar e queimar aquele mundo de cartas pretas no seu cemiterio pra desce-lo facilmente. Fora tambem que na pratica, umdark ritual gera 4 pra descer isso ai. Kill definitivo, o demonhao veio do futuro pra chutar bundas.



3- Phyrexian Drednought


O super popular 12/12. Lembro da epoca que valia seus 10 merreis, hoje é um dos artefatos mais caros do legacy. O motivo? A alguns anossua habilidade era considerada um efeito de estado e nada poderia ser feito quando ele entrava em jogo a nao ser sacrificar. Mas as regrasde triggered foram corrigidas, e o grande potencial dele foi alcançado com a 1 carta do magic que lida com isso: Stifle. Uma carta de 1 manaque permite que ele entre livremente, ignorando sua drawback. O fato de ter um 12/12 trample no segundo turno com a mao cheia ( o "combo" soh utiliza essas duas cartas) fez pipocar listas com esse bicho no legacy. Sem contar o fato dele ser facilmente tutoriado, alem de que uma plowshares nele te enche a vida. Sem duvida um finisher definitivo e uma das melhores criaturas ja impressas no magic.



2-Dark Confidant

O unico top 4 que não é necessariamente um finisher. Dark Confidant foi desenhado por Bob Maher Jr apos ganhar o 2004 Magic Invitational. Sofreu um reajuste de poder e de custo de mana. Mesmo assim quando apareceu em Ravnica ninguem sabia se a carta ia jogar ou não, apesar de ja enchergarem sua vocação pro eternal, que só lida com custos baixos. Porem descobriram a incrivel draw advantage que ele proporciona pelo seu custo baixo e um respeitavel PT 2/1. Greatness at any cost, vice pro nosso querido Bob.




1-Tarmogoyf
Claro que não poderia ser outra. Essa dai simplesmente quebrou todos os ambientes que passou. Como se nao bastasse ferrar o standard, Simplesmente chegamos num ponto em que essa carta era must-have em 90% dos decks legacy. Ate Affinity tinha algumas listas que usava. Ate hoje de 4 - 6 decks que compoem top 8 nos champs usam 4 desses(os outros nao usam verde ;P).Simplesmente a melhor criatura do magic, e parece que ainda por muitos e muitos anos. 6/7 ou mais por 1G chuta bundas.

7 comentários:

  1. Oooo boa ideia do blog /o/ soh achei q faltaram uns fractius ai no meio hein xP musculoso tendao e alado chutam bundas adoiado por ai XDDD

    ResponderExcluir
  2. bob goyf sao realmente chutadores de bunda alot
    mesmo nao sabendo mto de legacy sei q esses bixos sao mto forte pq sao 2 manas ... o resto principalente o fanatic, eu so mto fan ... eles sempre veem pra f*** o povo alvo ;)

    ResponderExcluir
  3. Você podia fazer uma lista de Finishers agora.

    E também divulgar formatos especiais, como o Pauper (só comuns) e o "60 paus" (Cartas que custam até 1 real!)

    Que tal uma lista "as 10 melhores raças do formato Tribal"?

    ResponderExcluir
  4. e a Égua Maligna?

    Hehe, muito bom o top10, mas acho que tem várias outras criaturas que podiam estar no top que não estão, no lugar de umas.

    Tipo aquele Trinket Mage é bom porque tem combo, mas ele sozinho não faz muita coisa... Tem coisas melhores que ele pra se colocar =)

    ResponderExcluir
  5. Faltou Olho maligno de Uborg hehe

    Falando sério uma que não poderia faltar é o Lacaio Goblin. Na era pré-tarmogoyf ele definia formato e hoje ainda joga horrores.

    ResponderExcluir
  6. não acho que terravore merecia estar no top10.
    joga apenas em um tipo de deck do formato..(agro loam)
    Canonist,gaddock,birds ,lacaio ou até mesmo a donzela alada....zueraaaaaaaaa

    abraço will.

    ResponderExcluir